terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tronco de Natal




Preparação

Numa tigela peneire a farinha e o sal, junte a amêndoa moída e aguarde.
Bata as claras em castelo bem firme e vá adicionando as gemas uma a uma, batendo bem entre cada adição. Adicione o açúcar aos poucos, batendo sempre. Acrescente então a mistura da farinha aos poucos, mexendo delicadamente. Ponha a massa num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal

Aqueça o forno (200ºC) e leve a cozer cerca de 30 minutos. Desenforme a massa ainda quente sobre um pano polvilhado de açúcar. Apare os lados e enrole-a, depois de barrar com o recheio.
Recheio: Leve ao lume o açúcar com uma chávena de chá de água. Deixe ferver durante 10 minutos sem mexer. Retire do lume e junte as gemas ligeiramente batidas com o leite de coco.

Leve novamente ao lume, mexendo sempre, até tomar consistência e começar a salpicar.
Espalhe o recheio sobre a massa e enrole-a como uma torta.

Cobertura:

Aqueça as Natas em banho-maria. Ponha o lume no mínimo e adicione o chocolate ralado, mexendo até que derreta. Espere que arrefeça. Bata a manteiga até obter um creme. Deite em fio o Chocolate para Culinária, batendo sempre, até que fique com uma consistência cremosa. Espalhe inicialmente a cobertura sobre o tronco com uma espátula alisando bem. Em seguida faça alguns sulcos com o garfo, de forma a emitar a textura de um tronco.


Ingredientes

5 Colheres de sopa Farinha de trigo
1 Pitada Sal
1/2 Chávena de chá Amêndoa sem pele (Moída e ligeiramente torrada)
5 Ovos
PARA O RECHEIO
1 Chávena de chá Açúcar
4 Gemas de ovos
2 dl Leite de coco
PARA A COBERTURA
150 g Manteiga sem sal
1 Tablete de Chocolate Preto para Culinária Nestlé
2.5 dl Natas Longa Vida

0 comentários: